Seguir uma rotina de cuidados diários da pele é essencial.
Sem uma limpeza diária, a pele levaria vinte e cinco dias em média a livrar-se dos residuos reunidos durante um dia normal moderno!
Sabão e água
De uma forma geral, lavar a cara com sabão e água não é aconselhável para quem sofre de acne. Muitos sabões são feitos com gorduras de animal tais como o sebo e tendem a retirar da pele os seus óleos naturais, deixando-a excessivamente seca.
Os sabões também perturbam o delicado equilíbrio de pH (medida de acidez e alcalinidade de uma substância) da pele deixando-a vulnerável a bactérias e infecção até que o equilíbrio seja restaurado.
O sabão tem um pH alcalino de cerca de 8, ao passo que a pele natural é ligeiramente ácida com um pH de 5,5. O sabão não remove a constituição com eficiência e muitas vezes deixa um resíduo na pele que causa mais secura, a não ser que seja enxaguada completamente.
Não são tudo más notícias para as pessoas que não se podem livrar do hábito do sabão e da água, porque há alguns sabões que contêm ingredientes especiais para remover óleos e bactérias em excesso, os quais - diferentes dos outros - não deixam um resíduo de secura.
Hidratação
Hidratar é o passo final do programa e é essencial para todos os tipos de pele.
Peles oleosas e sujeitas ao acne precisam tanto de protecção contra a perda de humidade e contra os efeitos de bactérias como peles secas. Até recentemente, pensava-se que o acne podia ser aliviado privando a pele dos seus óleos faciais, mas já foi descoberto que isto apenas serve para estimular as glândulas sebáceas para a produção de mais sebo.
Os cremes e loções de hidratação funcionam formando uma película protectora sobre a epiderme.
0 oripaixões:
Enviar um comentário